sábado, 26 de fevereiro de 2011

_Mecanismo de (Des)ordem

Você vive apenas uma vez. Partindo daí, é fato que quer dê certo, quer dê errado, você não poderá mudar o que aconteceu e passou. O futuro não lhe pertence. De modo que, se há aqui alguma possibilidade de fazer valer a pena, é hoje. O presente é o tempo de mudar, de planejar, de melhorar. O presente é a época pra crescer, e na luta diária, conseguir desviar(se) das adversidades, focando num objetivo maior. Em algo que tenha significância.
O problema é que você sente medo de mudar. Foi ensinado, desde os primórdios, que a situação sempre pode piorar. Sua cultura é manipuladora, e te faz crer em falsos deuses que te protegem de tudo, assim você não precisa se preocupar, nem correr atrás de nada. De olhos vendados, nem ao menos se dá conta do caminho que está percorrendo.
Eu prefiro o estrago. A homeostase acomoda a gente. Mudanças são necessárias, pra melhorias que tentamos evitar, com medo da situação piorar. Não que eu seja contra buscar o equilíbrio, porém não aprovo ser controlado por 'mecanismos de regulação' ditatoriais. Sou mais do que isso. Eu sou imprevistos.
Não consigo encontrar, por mais que procure, uma vantagem pra permanecer estagnado. Falo no sentido de não conhecer coisas novas. Me refiro a pessoas, lugares, teorias, verdades, opiniões. A diversidade que não é explorada é igual ao trigo no campo, que secou. É como a colheita perdida, ou como a fonte que já não tem mais água.
Nos acostumamos muito facilmente com o que nos ofertam. E a ignorância nos veda a oportunidade de sermos felizes por completo. Aceitamos viver pela metade, aceitamos não experimentar tudo que nos foi oferecido em suma qualidade, por medo de explorar. Perdemos, por nossa própria culpa, o direito de elevarmos ao máximo nosso conhecimento, porque pensamos estar sempre certos. Em nossos casulos escondemo-nos, e ao olhar pra o lado vemos outros mundos, os quais nunca procuraremos entender.
Sim, somos infinitamente prepotentes. E nos julgamos defensores do livre arbítrio, que não é usado para nada.
Quisera eu um dia poder viver a margem das regras que regem a minha vida. Pudera eu, quem sabe, sair da caverna e descobrir um admirável mundo novo. Quisera eu deter a verdade, e questioná-la. Quiçá algum dia eu ache alguém pra me explicar, que tudo isso não é novidade. Pois não há em baixo dos céus algo que seja novo. Há somente pessoas praticando os mesmos erros, ciclicamente, como se vivêssemos um 'eterno retorno' envolto de apenas algumas diferenças.
Pratiquemos, pois, a órbita, e comecemos a nos movimentar (para frente).
Preciso mudar.
Preciso crescer.
Preciso morrer, e nascer novamente.

Sou demasiadamente humano. Sou pecador. Sou hipócrita. E esse é o meu fardo.
Porém, todavia, SOMENTE DEUS PODERÁ ME JULGAR.


Por Jefferson Almeida


Na vitrola: Elvis Presley - My Way

6 comentários:

  1. CA-RA-LHO... até que um gordinho homossexual sabe se expressar de uma forma que eu não esperava. Mano... sério... VAI TOMAR NO CÚ (vc entendeu o porque do xingamento) OO

    ResponderExcluir
  2. vc sempre se supera, só não gosto de uma coisa: VC TEM QUE ESCREVER MAIS!
    ;*

    ResponderExcluir
  3. Pombas gostei do teu Texto!

    "Sua cultura é manipuladora, e te faz crer em falsos deuses que te protegem de tudo, assim você não precisa se preocupar, nem correr atrás de nada."

    Muito bom guri!

    ResponderExcluir
  4. Engraçado é que você fala de mudança mas o blog não muda.
    Não é uma crítica, tiro pelo meu.
    Seu blog é contestador. crítico. alternativo.
    Tem sunho filosófico, nesse sentido os seus textos têm o mesmo caráter, por isso não mudam, o que muda é o ponto comentado ou a forma como tratá-lo.
    É incrível. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Estou triste, vou me trancar,estou estressado vou mandar tds pra PQP,poxa hj eu num sentei naquele banco,poxa esse final de semana naum fui para aquele lugar q todo final de semana vou..se soubessemos q amanha nos morreriamos é assim qual sentimento q teriamos?..rever pessoas q ha tempos num vemos?ir a lugares q nunca formos? é assim q devemos viver,sem um botao de automatico..mas cada um com seu jeito de ser ..

    ResponderExcluir
  6. Gostaria que você postasse mais por aqui. Isso está ficando tedioso. Não é porque não comento mais que não leio, pow! Posta ae, mino!

    bjo bjo, P. Banks!

    ResponderExcluir